Pontal do Paraná – Faz de Conta que está tudo bem

 

O Governo do Paraná e várias prefeituras do estado cancelaram o feriado de Carnaval em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus, com o objetivo de não promover aglomeração de pessoas.

Os sete municípios do litoral do Paraná – Paranaguá, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba – cancelaram as festas e o ponto facultativo de Carnaval. O objetivo é reduzir a quantidade de turistas na região.

De acordo com a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), os serviços públicos vão funcionar normalmente.

As Prefeituras do litoral deveriam emitirem decretos determinando o fechamento dos bares das cidades até depois do Carnaval, como forma de conter o avanço da Covid-19.

Em Pontal do Paraná não haverá restrição de circulação de pessoas e a prefeitura não intensifica ações para evitar avanço do coronavírus.

 

Rudão amarado aos interesses dos comerciantes

 

É um momento complexo, que exige medidas duras para preservar vidas. A principal preocupação, neste momento, é com a saúde dos pontalenses. O prefeito Rudão Gimenes, que hoje deixou cair a mascara e disse “Estamos cada vez mais próximos do Governo do Estado do Paraná” – seguindo as determinações do Ratinho Junior, coisa que negava na campanha, voltando as questões da pandemia, demonstração clara que está preso aos compromissos com a classe empresarial, não decretou o fechamento de bares na cidade nesse período carnavalesco e já se comenta que em meio à pandemia, pessoas se aglomeram nos bares da Praia de Leste e mostram o desrespeito das medidas de distanciamento social.

Nenhuma nota, da Prefeitura ou da Secretaria da Saúde informando se os órgãos de fiscalização irão orientar donos de bares, restaurantes e similares sobre os protocolos que são necessários para a abertura dos estabelecimentos durante a pandemia nesses dias de Carnaval cancelado. Sabe-se que há chamadas pelas Redes Sociais para os frequentadores dos points “Restaurante 277 e Bora Bora Pizza e Sushi Bar” brincarem nos dias de folia. Prefeitura foi avisada e consente? Policia Militar? Guarda Municipal?

E os vereadores de Pontal? Os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público em especial nesse momento delicado que vive a sociedade com o perigo do covd19. Pergunta: algum deles fez qualquer proposta de lei para coibir a circulação de pessoas nesses dias. Claro que não. Estão presos, assim como o prefeito, aos interesses dos empresários. Pobre povo que nada sabe.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*